Gente, hoje quero falar um pouco sobre meus cabelos. Quem me conhece sabe que tenho os cabelos naturalmente enrolados, mas há muitos anos os mantenho lisos, a base de muito sacrifício. Sempre fui fã de escova, a tradicional mesmo, e duas vezes por semana, lá estou eu, no salão, alisando minhas madeixas, e pra finalizar passo a chapinha. Só desse jeito pra deixar meu cabelo lisinho como eu gosto. Mas confesso que ja experimentei a famosa Escova Progressiva. O cabelereiro me disse que nao tinha formol, e sim, formoldeído... só mais tarde fui saber que era tudo a mesma coisa. Quando fiz, realmente o cabelo alisou, mas na hora em que estávamos fazendo, meus olhos lacrimejaram muito, e até minha garganta queimou. Depois disso, prometi que nao faço mais. Até me provarem que existe uma escova sem o uso do formol. Depois de uns meses, meu cabelo começou a cair demais, sem falar que ficou bem oleoso, e pra quem tem luzes, amarela a cor. Enfim, nao sei se vale tanto a pena assim. Eu ainda prefiro ir no meu salão e fazer minha escovinha semanal.
Andei pesquisando no site da Anvisa algumas coisas, e minha dica de hoje é, nao faça nada no seu cabelo que contenha Formol, Formoldeído ou Glutaraldeído. Já esta comprovado que eles causam danos a saude, como: queimação na pele, irritação no nariz e couro cabeludo, queda de cabelo, enxaqueca, falta de ar, tosse, dores de barriga, vomitos, enjoos, desmaios, e principalmente cancer, na laringe, boca, faringe, traqueia e brônquios. Então será que vale tanto a pena assim, arriscar a própria saúde por cabelos mais lisos? Eu acredito que não. Vaidade tem que ter limite!!!
No Brasil, 17% dos cabelereiros ja estão se tratando pelos danos causados pelo formol.
Eu não sou contra a escova progressiva, mas só recomendo aquela que a Anvisa autorizou, com a quantidade de 0.2% de formol na fórmula do produto. Mas, na minha opinião não consegue alisar os cabelos da forma como nós gostaríamos.
Então antes de fazer qualquer intervenção nos cabelos, pense nos prós e contras e veja se realmente compensa. Procure bons profissionais e sempre procure saber qual o produto que vão aplicar nos seus cabelos.
Fica á dica !!!
bjos
Show! Obrigada pelas dicas, Rádia.
ResponderExcluirBjs